quinta-feira, 19 de março de 2009

Profissões relacionadas com o Teatro

Aderecistas (equipa de)- Executam os adereços que foram pedidos pelo encenador ou cenógrafo e desenhados ou projectados pelo aderecista (criativo).

Assistente de direcção de cena- Reporta ao director de cena responsável por um determinado espectáculo. Elabora as tarefas e rotinas do gabinete, segundo a orientação dos seus superiores. É responsabilizado e executa as funções de gestão sempre que lhe forem atribuídas e confiadas pelos seus superiores em determinados espectáculos.

Cabeleireira de cena- Executa os penteados, aplica as perucas, os bigodes, as barbas, etc.

Contra-regra -Depende da direcção de cena e é responsável pela aquisição, manutenção e utilização dos adereços que compõem o espectáculo, isto nos grandes teatros de ópera, ou em teatros nacionais. Em determinados teatros, os assistentes de direcção de cena acabam também por executar estas funções.

Costureira de cena- Executante de guarda-roupa. Durante os espectáculos está no palco, de prevenção, para que possa resolver quaisquer anomalias com os figurinos. Também na ópera e na dança, clássica e contemporânea.

Director de cena- Responsável pelos ensaios e espectáculos, pode também acumular funções de assistente de encenação. Gere a componente técnica e artística, é a pessoa com mais responsabilidade depois de o espectáculo estrear; deve ser um supervisor, mantendo a qualidade artística e técnica do espectáculo até ao final da carreira do mesmo. Tem por obrigação certificar-se diariamente de que estão reunidas as condições para que se possa abrir a sala ao público e começar um espectáculo. Se houver necessidade de substituição ou reparação de materiais referentes ao espectáculo, deve disso informar a direcção técnica.

Director de produção- Gestor do orçamento e responsável pelo cumprimento dos prazos estabelecidos, faz ainda a contratação de todos os elementos (técnicos e artísticos), bem como a elaboração dos contratos em colaboração com o jurista do teatro. Gere os diferentes orçamentos em conjunto com as outras direcções e faz a articulação entre elas. Assegura os contactos de venda dos espectáculos e respectiva digressão. Tem ainda a responsabilidade logística dos artistas e da equipa técnica, a marcação de viagens, carros, hotéis, refeições, etc.

Director técnico- Responsável por toda a área técnica, coordena todos os sectores técnicos, a manutenção de equipamentos técnicos e de palco e a aquisição de novos equipamentos. É o coordenador da equipa técnica (iluminação, sonoplastia, guarda-roupa, serralharia, maquinistas,
Gestão das Artes 1
carpinteiros). Tem ainda a seu cargo a construção e a execução do projecto de maqueta, apresentado pelo cenógrafo. Acompanha toda a montagem do espectáculo até ao dia da estreia.

Maquilhadora de cena -Executa a maquilhagem decidida pelo encenador. Também na ópera e na dança, clássica e contemporânea.

Mestra de guarda-roupa- Responsável pela execução dos figurinos que foram criados pela(o) figurinista. Chefia a equipa de costureiras. Também existe na ópera e na dança, clássica e contemporânea.

Aderecista- Responsável pela concepção e execução dos adereços de cena (por exemplo, coroas, máscaras, bustos, flores, etc.).

Assistente de encenação- Apoia o encenador: No caso de assistente do encenador de uma ópera, deve ser entendido em música e ter a possibilidade de seguir uma partitura.
Bailarinos em regra, na ópera, são contratados para cada produção específica e consoante as necessidades do espectáculo.

Director artístico- Responsável pela programação ou pela sua coordenação, caso se trate de uma instituição como o Centro Cultural de Belém ou a Culturgest, que programa todo o tipo e género de espectáculos (por exemplo, em que há quatro programadores: música clássica, dança, teatro e jazz).

Dramaturgista- Elemento que escreve e faz pesquisa sobre o tema do espectáculo. Contextualiza um texto histórico no tempo e no espaço, apresenta outras possíveis leituras para um determinado texto dramático, escreve e/ou selecciona textos de apoio para o programa do espectáculo, etc.

Dramaturgo- Elemento que escreve o texto dramático, vulgarmente chamado também de autor.

Encenador- Encena o espectáculo. Criador e responsável pela criação artística, é a pessoa com mais importância na pirâmide. A ele competem as decisões da escolha do elenco, dos outros criativos que em conjunto irão criar o espectáculo. É da sua responsabilidade a criação do espectáculo até ao ensaio geral, é ele quem marca a encenação, as entradas dos artistas em cena, as mudanças de cena, o intervalo, etc. Depois do ensaio geral, esta responsabilidade passa para o director de cena.

Ensaiadores- Ensaiam os bailarinos, individualmente ou por cenas, antes de se iniciarem os ensaios corridos no palco.

Figurinista- A pessoa que cria e concebe (por vezes em conjunto com a mestra de guarda-roupa) os figurinos do espectáculo.

lIuminador- Criador da iluminação


Todas estas profissões relacionam-se com o teatro e todas elas necessitam de cursos e workshop's antes de as exercerem. É necessário tirar e fazer os cursos antes de as exercitarem, tais cursos podem ser realizados na Companhia Évoe Teatro, Escolas de Arte Dramática, em cursos técnicos de Teatro etc.

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Viche é muito matéria é muito muco vuco na minha cabeça kkkkkkk ha fui.

30 de abril de 2019 às 21:28  
Blogger Unknown disse...

obg, me ajudou batente!

24 de setembro de 2021 às 16:49  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial